Nossa História
Há alguns anos, as pesquisas telefônicas automatizadas IVR (Interactive Voice Response) vem dominando o mercado norte-americano e de outras potências mundiais. O sistema consiste em ligações através de inteligência artificial com voz humana, que interage com o entrevistado que responde às perguntas por voz ou teclado.
Esse sistema de pesquisa está ganhando cada vez mais espaço pois, além da velocidade e do baixo custo, possui um alto nível de assertividade. A metodologia foi testada e aprovada desde a última eleição presidencial norte-americana. Somente as empresas que utilizaram a tecnologia IVR tiveram êxito em antecipar a vitória de Donald Trump.
Os jornalistas e empresários Fausto Camunha e Marcio Pereira costumavam contratar pesquisas tradicionais, preocupados com a performance, precisando de resultados rápidos, conclusivos e mais próximos possíveis da realidade. Foram, então, em busca conhecer mais sobre sistemas automatizados. Não encontrando estruturas que atendessem suas expectativas, resolveram ir para o outro lado do balcão. Reuniram profissionais de diversas áreas e vertentes do mundo das pesquisas, muitos deles de grandes institutos e empresas de opinião e, com o aporte de diversos investidores, conseguiram a tão sonhada estrutura. Fundaram o Instituto Orbis de Pesquisa.